Pular para o conteúdo principal

5 dicas de livros para ler em 2019

2018 foi o ano em que li mais livros que em qualquer outra época.

Parece que bichinho da leitura tomou forma a cada dia um dos 365 que passou no ano passado.

Se você também foi picado pelo bichinho da leitura, esse post é pra você.

Confira a seguir minha 5 dicas de livros para você ler em 2019.



A primeira dica é praticamente um combo!

Em janeiro de 2018 eu li um dos maiores clássicos da literatura de fantasia já criada, os livros da saga O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien.

Como existe toda uma mitologia por trás da história do Um Anel resolvi começar do início (desculpe-me o pleonasmo) e comecei lendo O Silmarillion.

O Silmarillion



O Silmarillion é a gênese do mundo da Terra Média.

Conta a história da criação do universo a partir da divindade Eru, ou Ilúvatar, que criou os Ainur, seres sagrados gerados pelos pensamentos dessa divindade e que tocavam músicas.

Entre esses Ainur, havia um poderoso chamado Melkor, que tocava a música do jeito dele e queria se sobrepor aos outros.

Mas Ilúvatar, apesar do descontentamento, pegou as músicas melodiosas dos Ainur e as rebeldes de Melkor e criou “ Eä, o Mundo que é.

Através da música deles foi criado o mundo e tudo que nele existe, exceto os homens, os elfos, os anões, etc.

Assim começa a criação de um universo incrível que Tolkien imaginou e pôs no papel.

Mas O Silmarillion foi uma obra póstuma, criada a partir de anotações sobre o background de diversas situações que ocorrem em O Senhor dos Anéis.

Sua leitura vale muito a pena, por que você entende como um autor é capaz de criar um universo inteiro para sua obra, com diversas histórias dentro.

Apesar das histórias terem com narrativa um mundo fantasioso, as ações das personagens são personificações de ações, sentimentos e atitudes reais que enfrentamos no dia a dia.

Compre aqui: O Silmarillion

O Hobbit



O Hobbit em si é o primeiro livro que o autor escreveu sobre a Terra Média.

Mas não se deixe enganar, como continuação funciona muito bem e é onde somos apresentados de Bilbo Bolseiro, um hobbit que é convidado pelo mago Gandalf para uma aventura épica ao lado de 7 anões.

Apesar da trama em si ser considerado um tema infantojuvenil, o cerne da história fala sobre o poder de não nos acomodarmos e descobrir os potenciais que temos adormecido em nós.

Durante a história Bilbo encontra um Anel que lhe dar o pode de invisibilidade e o ajuda a escapar de diversas situações perigosas.

Mas ele não sabe que esse anel, que contém um poder terrível, além de prolongar a vida além do normal, tornam seus possuidores pessoas egoístas e violentas.

É uma história leve e divertida, mas assim como o Silmarillion, trás reflexões interessantes em suas linhas

Pouco se fala do Anel, pois a explicação e conclusão se encontram no próximo livro.

Compre aqui: O Hobbit

O Senhor dos Anéis



A conclusão épica da saga do Anel se dá em O Senhor dos Anéis, história que se passa 70 anos após os eventos de O Hobbit.

Na história Gandalf, que acredita que o Um Anel pode trazer a destruição a toda Terra Média, incumbe ao sobrinho de Bilbo, Frodo Bolseiro, a missão de destruir o Um Anel.

Para isso Gandalf reune também seres do reino dos anões, elfos e homens para essa empreitada.

Com essa história vemos diversas situações que possamos como o medo, as incertezas sobre o futuro, o peso das responsabilidades e amizade.

O Senhor dos Anéis pode ser comprado em edição única aqui ou divididas em 3 partes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.

Cartas de um diabo ao seu aprendiz



Este livro foi escrito pelo amigo de J.R.R. Tolkien e autor de As Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis.

Nele o autor compartilha cartas de um diabo chamado Fitafuso, que aconselha seu sobrinho Vermibile a perder as almas de seus “pacientes”.

Colocando diversas situações do cotidiano, o diabo debate sobre diversas situações da vida humana.

Chamando Deus de o Inimigo, ele mostra ao seu sobrinho como ele deve agir em diversas situações para influenciar o homem.

Por exemplo, como fazer o homem se sentir importante e no seu egoísmo ignorar até a própria mãe.

Ou como uma mãe super protetora quer controlar tudo que o filho faz achando que isso é o correto.

Ou conforme esse trecho:

“voltar a animosidade para os semelhantes mais próximos, aqueles que encontra todos os dias, e voltar a benevolência para um círculo mais distante, para as pessoas que ele não conhece”.


Enfim, o livro mostra nessas diversas situações, como em situações tão corriqueiras, o Mal pode estar presente e nem notarmos.

E mesmo que você seja ateu, ler os pontos abordados fará você refletir sobre diversas atitudes humanas que, se fossem percebidas da forma como o autor trabalha nas personagens, talvez mudaria certas atitudes.

Compre aqui: Cartas de um diabo ao seu aprendiz

Quem me roubou de mim



Este livro, escrito pelo Padre Fábio de Melo, foi o que mais me impactou.

Contando com relatos que o padre acompanhou pessoalmente ou conheceu indiretamente, as páginas procuram se aprofundar nos Relacionamentos Abusivos e no chamado Sequestro da Subjetividade, que é quando esquecemos de nós mesmos a ponto de nos prejudicar psicológica e fisicamente.

Os relacionamentos abusivos não se resumem somente ao relacionamentos amorosos, de casal, apesar desse se um dos pontos mais debatido pelo autor.

Mas fala dos relacionamentos abusivos entre amigos, pais, filhos, parentes e etc.

Usando a metáfora do sequestro, que é quando uma pessoa é tirada a força do seu lar e parentes para ser libertada em troca de uma recompensa, o Sequestro da Subjetividade mostra como muitas vezes esse Sequestro é causado quase que voluntariamente por nós.

Após levar o leitor a refletir seriamente sobre os pontos abordados, o Padre Fábio de Melo trás um intinerário para uma autodescoberta.

Compre aqui: Quem me roubou de mim

***



Enfim, esses são os livros que li em 2018 e acredito que em 2019 poderão trazer grandes reflexões e descontração.

Minha meta era ler um livro por mês esse ano, mas como defini essa meta atrasada, até o dia 15/02 termino Dom Casmurro, e post minha resenha aqui.

Bem, espero que tenha gostado do post e quero fazer um convite.

Compartilhe comigo os livros que você leu ano passado, assim posso conhecer outras histórias e autores este ano.






💬 Faça parte da conversa, Deixe seu comentário logo abaixo.

👍 Se você gostou desse post e acredita que outras pessoas gostarão, compartilhe!

📮 Assine minha newsletter e fique por dentro dos últimos posts do blog, além de coisas legais que encontro ao longo da semana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coldplay - Princess Of China ft. Rihanna

Realmente o Coldplay nos surpreende com seus videoclipes, foi lançado ontem o Princess of China, super produção que participação da cantora Rihanna. Esse é um daqueles clipes que eu gostaria de ter feito. :)  Esse post é dedica a todos os fãs de Coldplay, como eu :D

Nick Stern - Você não é Banksy

Banksy é um dos mais notórios artistas de guerrilha de nossa época, ninguém sabe onde ele vai atacar com seus grafites provocantes. E fascinado por seus trabalhos o fotojornalista Nick Stern resolveu recriar em fotografias grandes obras do Banksy